Governo do Estado estuda retomada do trem que vai ligar Santos e São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 01/07/2019 08h30 - Atualizado em 01/07/2019 08h31
DIDA SAMPAIO/AGÊNCIA ESTADO/AE DIDA SAMPAIO/AGÊNCIA ESTADO/AE Dois testes foram realizados nos últimos dias, mas ainda não se sabe se o serviço será regular ou funcionará apenas aos fins de semana

O Governo de São Paulo faz testes para retomar o trem de passageiros entre a capital e a cidade de Santos. Caso o Estado comprove a viabilidade do serviço, será decidido se ele será regular, com partidas diárias, ou apenas aos fins de semana como expresso turístico.

Dois ensaios foram realizados nas últimas semanas.

No primeiro deles, no dia 18 de junho, um trem fez o trajeto entre a estação da Luz, em São Paulo, até o terminal de passageiros de navios de cruzeiros, em Santos.

O segundo teste foi realizado no 26, onde uma comitiva que incluiu o vice-governador Rodrigo Garcia fez o trajeto a partir do distrito de Paranapiacaba.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, diz que ainda não é possível estabelecer um cronograma, mas aponta o que está sendo apurado se há viabilidade.

O expresso turístico conta atualmente com três linhas que funcionam aos fins de semana ligando a estação da Luz a Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba. Por outro lado, a gestão Doria tenta viabilizar o serviço de trens intercidades, que deverá ter partidas em dias úteis.

O processo mais avançado é o que ligaria a capital paulista a Campinas, que pode ser licitado já no ano que vem. No entanto, o vice-governador Rodrigo Garcia alega que o andamento depende das renovações dos contratos das concessionárias das ferrovias com a União.
O trem de passageiros funcionou em Santos até a metade da década de 1990. A cidade litorânea era o ponto final da antiga linha Santos-Jundiaí.

Boa parte desse traçado hoje comporta as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM.

*Com informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.