Governo divulga plano para ampliar investimento privado em infraestrutura
O Governo Federal lançou o programa Pró-Infra, com o objetivo de estimular investimentos privados para a infraestrutura. A divulgação do primeiro caderno de medidas ocorreu nesta quinta-feira (1), na sede da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, em São Paulo.
A expectativa é elevar o investimento no setor de 1,6% do PIB para 3,8% até 2022.
O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, fala dos objetivos a partir do Pró-Infra.
“São metas muito pé no chão. Nós queremos avançar 10 posições no ranking de infraestrutura, mas o que tem mais flexibilidade no curto prazo, que é o volume investido, vai mais que dobrar nos próximos anos. É um grande salto.”
Carlos da Costa afirma que o Governo pretende em locais onde é possível atrair o setor privado para multiplicar os recursos.
Para a secretária especial do Programa de Parcerias e Investimentos da Casa Civil, Martha Seillier, o melhor caminho é o do diálogo.
Além do Programa de Parcerias e Investimentos, o Pró-Infra contará com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES.
Como meta de longo prazo, o Governo Federal espera elevar o investimento em infraestrutura de R$ 142 bilhões para R$ 735 bilhões de reais até 2040.
*Com informações do repórter Matheus Meirelles
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.