Governo do DF anuncia fim do racionamento de água
Após um ano e cinco meses, o racionamento de água no Distrito Federal (DF) vai acabar. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou que no dia 15 de junho, o regime chega ao fim.
Adotado em janeiro de 2017, o racionamento visou combater a maior crise hídrica da história da capital. No ano passado, o volume do reservatório do Descoberto, que abastece a maioria da população, chegou a 5,3% da capacidade.
Classificada como eleitoreira pela oposição, a medida foi justificada pelo governador. Segundo Rollemberg, a data foi escolhida porque ao final da próxima estação seca em outubro, a principal barragem ainda deve operar com 22% da capacidade.
“Nós fizemos todas as projeções que nós permitisse terminar o racionamento numa data em que, no momento mais crítico dos reservatórios que é no final do período da seca, ele estivesse com um volume de águas acima de 20% quando começa a recuperação”, destacou o governador do DF.
Durante o racionamento, duas obras de captação foram feitas para suprir a falta d’água. Segundo o governo do DF, o período também registrou uma queda de 12 a 13% no consumo da população.
Nesta semana, a Agência Reguladora das Águas do DF divulgou um aumento de 2,99% na conta de água. O governo anunciou que vai recorrer do reajuste.
*Com informações do repórter Levy Guimarães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.