Governo dos EUA volta a engrossar o tom contra imigração ilegal
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou enviar militares para fechar a fronteira com o México para evitar a imigração ilegal.
Por meio do Twitter, o republicano voltou a acusar o Partido Democrata de permitir “fronteiras abertas” e defender as “frágeis leis existentes” sobre o assunto, em um momento em que uma grande caravana com imigrantes, que partiu de Honduras, segue em direção ao território norte-americano.
Segundo Trump, as lideranças do Partido Democrata não estão atuando para conter a entrada de imigrantes vindos de países como El Salvador, Guatemala e Honduras, inclusive, segundo ele, permitindo a entrada de criminosos.
Trump apontou ainda que pode paralisar todas as ajudas oferecidas a esses países latinos. A situação se agravou depois que foi divulgado o número de famílias que entram ilegalmente nos Estados Unidos.
Segundo o Departamento de Segurança Doméstica, foram detidos 16.658 membros de famílias em setembro, uma alta de 80% em relação a julho, que representou um recorde mensal.
O grupo citado por Donald Trump, que segue em direção aos Estados Unidos, partiu na última sexta-feira de San Pedro Sula, no Norte de Honduras, motivado pela falta de segurança na região. Autoridades destacam que o total de imigrantes que tentam chegar à fronteira com o México já chegou a dois mil.
*Informações do repórter Matheus Meirelles
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.