Governo espera arrecadar R$ 7 bi com venda de participações da Infraero em quatro aeroportos

  • Por Jovem Pan
  • 29/12/2017 09h23
José Cruz/Agência Brasil José Cruz/Agência Brasil A decisão do Governo é passar ao setor privado as participações de 49% da estatal nos terminais de Brasília, Confins, Galeão e Guarulhos

O Governo federal pretende arrecadar cerca de R$ 7 bilhões em 2018 com a venda das participações da Infraero em aeroportos concedidos à iniciativa privada nos últimos anos.

A decisão do Governo é passar ao setor privado as participações de 49% da estatal nos terminais de Brasília, Confins, Galeão e Guarulhos. A situação de Viracopos ainda está sendo estudada, uma vez que a concessão do terminal de Campinas foi devolvida pela iniciativa privada em 2017 depois de frustrações em receitas com cargas e passageiros.

A ideia do Governo é que as empresas privadas que já têm participação nos aeroportos concedidos nos últimos anos tenham a preferência para a compra dos 49% da Infraero nos terminais envolvidos nesse lote de vendas. Mas já há conversas com grupos externos para que eles possam assumir a parcela da Infraero nos quatro terminais.

O Governo federal vai impor uma espécie de clausula de barreira para evitar concentrações ou operações cruzadas nos aeroportos. Ou seja, quem comprar parcela em um aeroporto não pode comprar de outro.

Com a venda das participações da Infraero, o Governo espera resolver uma série de problemas de uma só vez, ou seja, dar início ao processo de extinção ou privatização da estatal, evitar aportes permanentes na Infraero e também possibilitar mais investimentos nos terminais já que a empresa vive no vermelho e possui dificuldades em investimentos.

*Informações do repórter Rodrigo Viga

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.