Governo lança campanha de combate ao suicídio entre jovens

  • Por Jovem Pan
  • 18/09/2019 06h58 - Atualizado em 18/09/2019 09h39
Willian Meira - Ascom/MMFDH Entre 2015 e 2018 atendimentos ambulatoriais e internações ligados à depressão subiram 15% entre os jovens

O governo federal lançou, nesta terça-feira (17), uma campanha de valorização da vida e combate à depressão. Com o slogan “Se liga! Dê um like na vida”, o movimento integra o chamado Setembro Amarelo, mês que reúne diversas ações de prevenção do suicídio.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, diz que o principal objetivo é conscientizar os jovens. “O nosso ministério já tem uma campanha, a Acolha a Vida, mas fala direto com o pai, com a família, com profissionais e professores, conselheiros tutelares, líderes religiosos. A campanha está direcionada a um público que cuida de pessoas. Mas faltava a gente falar com a juventude”, explicou.

A nova campanha é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Saúde e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Atualmente, segundo dados do governo, estima-se que 14 milhões de pessoas apresentem diagnóstico de transtornos ou sofrimentos mentais.

Entre 2015 e 2018, o SUS (Sistema Único de Saúde) registrou aumento de 52% no total de atendimentos ambulatoriais e internações ligados à depressão. Entre os pacientes jovens, com idades entre 15 a 29 anos, a alta no período foi ainda mais forte: de 115%.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, explica que um dos focos da campanha é estimular o contato social.”Então, a campanha é toda em valorização da vida, em trazer as pessoas para o mundo real, para as coisas reais, para amigos, esporte, para a família, para contato e para que as pessoas tenham um olhar e percebam e ofereçam ajuda para essas crianças, pra esses adolescentes.

Em todo o mundo, nos últimos 10 anos, o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

*Com informações do repórter Vitor Brown 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.