Governo lança nesta segunda (05) Documento Nacional de Identidade

  • Por Jovem Pan
  • 05/02/2018 06h31
Divulgação O DNI poderá ser gerado por aplicativo gratuito em smartphones nas plataformas Android e iOS

Documento nacional de identidade poderá ser gerado em smartphones. O presidente Michel Temer, ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, e o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, lançam nesta segunda-feira (05), no Palácio do Planalto, o Documento Nacional de Identidade.

O DNI poderá ser gerado por aplicativo gratuito em smartphones nas plataformas Android e iOS.

No primeiro momento cerca de dois mil servidores do TSE e do Planejamento poderão fazer download do DNI e, após testes, ele será ampliado aos demais servidores e gradativamente para a população. O documento digital será baixado uma única vez e em um só dispositivo móvel, por questão de segurança.

O DNI trará o título de eleitor e poderá receber outros documentos, após convênios com órgãos públicos para a integração da base de informações.

O acesso será possível para os cadastrados no modelo eleitoral biométrico, com a coleta de foto e das impressões digitais, na Justiça Eleitoral. O procedimento pretende reforçar a segurança na identificação.

Na emissão digital do documento aparecerá o DNI, são dez números, sendo o último o dígito verificador, a foto do cidadão, o nome e o CPF.

*Informações do repórter Marcelo Mattos

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.