Governo prevê série de ações para Semana da Pátria em Brasília
As comemorações da chamada Semana da Pátria começaram no domingo (1), em Brasília, com a solenidade da troca de bandeira na Praça dos Três Poderes. O Governo Federal promete uma grande festa no próximo sábado (7), quando acontecem os desfiles militares já tradicionalmente encerrados com apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
O Rolls-Royce presidencial, que estava em exposição no Planalto, foi substituído para que o presidente possa desfilar em carro aberto durante as comemorações.
Em época de dificuldade orçamentária, o Governo quer aproveitar a data para tentar impulsionar o comércio. A ideia é transformar a festa da Independência em uma semana de descontos. Para o desfile do sábado, foram convidados vários empresários, além de políticos.
Estima-se que cerca de 30 mil pessoas deverão acompanhar o desfile militar, que este ano vai custar R$ 1 milhão. O presidente Jair Bolsonaro fala em fazer o maior 7 de setembro da história. Nas redes sociais, ele pediu para os patriotas comparecerem com suas camisas verde e amarela.
O Governo planeja de 6 a 15 de setembro a primeira “Semana do Brasil”. A ideia é criar um movimento que una o poder público e a iniciativa privada para movimentar a economia, gerando oportunidades únicas para quem produz e para quem consome, para valorizar o orgulho de ser brasileiro.
Desde agosto, o Governo está cadastrando empresas que terão acesso ao selo da campanha. A ideia é não comemorar apenas o dia da Independência, no próximo dia 7, mas a semana toda.
*Com informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.