Governo promete entregar 100 salas de aula para presidiários até 2019

  • Por Jovem Pan
  • 01/09/2018 08h15
EFE/Antonio Lacerda EFE/Antonio Lacerda “Se o preso fica ocioso, sem educação, sem se qualificar, sem ter qualquer tipo de trabalho, é mais fácil ele ficar escravo das facções”, disse Jungmann

O Governo promete entregar 100 salas de aula para presidiários até o ano que vem, sendo 50 ainda neste ano.

Os ministros da Educação, Rossieli Soares, e da Segurança Pública, Raul Jungmann, assinaram protocolos de intenções para ampliar o acesso de presos à educação e qualificar os profissionais. O ministro Jungmann disse que a medida possui dois objetivos: ressocialização e enfraquecimento de facções criminosas.

“Se o preso fica ocioso, sem educação, sem se qualificar, sem ter qualquer tipo de trabalho, é mais fácil ele ficar escravo das facções”, disse.

Atualmente, das mais de 726 mil pessoas que estão no sistema prisional, apenas 12% estudam. Mais de 630 mil não tem sequer a educação básica. A expectativa é levar a educação por meio das salas de estudos até 50% dos presos até 2021.

Sobre a dúvida referente aos recursos para equipar as salas, Jungmann disse que o investimento está previsto no Orçamento de R$ 24 milhões.

As primeiras salas serão testadas neste ano e as aulas serão presenciais, mas serão usadas tecnologias digitais para ensino a distância, como explicou o ministro da Educação, Rossieli Soares.

Os locais iniciais ainda não foram definidos.

*Informações do repórter Arthur Scotti

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.