Governo veta projeto que libera bebidas alcoólicas em estádios de SP
O projeto de lei que permite a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e arenas esportivas em São Paulo foi vetado pelo governo do estado nesta quinta-feira (11). A decisão foi publicada no Diário Oficial pelo vice-governador Rodrigo Garcia (Dem), que está em exercício no cargo enquanto João Doria (PSDB) está na China.
A proposta havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa, mas o governador João Dória já havia antecipado que iria vetá-la. O entendimento é de que o Estatuto do Torcedor também proíbe a venda. Por isso, caso autorizada, a lei estadual passaria por cima de outra federal, o que seria inconstitucional.
Apesar disso, há quem defenda a aprovação do projeto de lei que permite cerveja nos estádios, como a Federação Paulista de Futebol (FFP), os quatro grandes clubes do estado – São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos – e alguns times do interior.
No mês passado, inclusive, esses quatro times publicaram uma nota convocando a torcida a apoiar o movimento, com a hashtag #LiberaBrejaSP. Segundo as equipes, a liberação seguiria algumas regras, como por exemplo um horário certo para a venda. Segundo o projeto, a venda de bebidas alcoólicas deveria ser iniciada uma 1h30 antes do início da partida e encerrada 60 minutos após seu término.
*Com informações do repórter Victor Moraes
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.