Guedes diz que reforma da Previdência abre espaço para garantir crescimento por 10 a 15 anos
A expectativa do Governo é que a reforma seja aprovada no segundo semestre
A reforma da Previdência vai abrir espaço para o Brasil ter crescimento sustentado entre 10 e 15 anos, segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista à Jovem Pan. Ele disse ainda que o atual nível de gastos previdenciários e o déficit fiscal colocam o Brasil na armadilha do baixo crescimento.
Nesta quarta-feira (15), o índice do Banco Central que mede a atividade econômica (IBC-Br) apontou queda de quase 0,7% no primeiro trimestre.
Guedes disse ainda que o Brasil é prisioneiro da armadilha do baixo crescimento e que sem a nova Previdência o Brasil ficará mal.
A expectativa do Governo é que a reforma seja aprovada no segundo semestre, mas até lá existirão desafios. No fim do mês, o Governo deve anunciar novo contingenciamento de recursos, e ainda tenta no Congresso a aprovação de crédito adicional para pagamento de despesas correntes.
Ao ser questionado sobre a retração do PIB no primeiro trimestre, Guedes lembrou que a economia hoje está fadada a um baixo nível de crescimento, mas que com a nova Previdência, o Brasil abre espaço para 10 a 15 anos a retomada econômica.
Paulo Guedes encerrou a conversa dizendo que com a aprovação da Previdência, o Brasil passará a ter, além de crescimento, equilíbrio fiscal, voltará a atrair investimentos privados, poupança externa, juros baixos, produtividade e geração de empregos.
*Informações do repórter Rodrigo Viga
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.