Indústria farmacêutica alerta para aumento abusivo no preço dos remédios

  • Por Jovem Pan
  • 04/06/2020 06h24 - Atualizado em 04/06/2020 08h15
Agência Brasil Após reajuste de 10% a partir de abril, medicamentos puxaram a alta da inflação no mês Medicamentos que não precisam de receita médica poderiam ser vendidos fora das farmácias

A indústria farmacêutica alerta para aumento abusivo no preço dos remédios por causa da pandemia da Covid-19 e recomenda denúncia por parte dos consumidores. O setor reitera que o abastecimento está garantido e não há riscos, ao contrário do verificado no início da crise.

No entanto, hospitais e secretarias de saúde ainda reclamam dos valores e da falta de medicamentos. O presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), Nelson Mussolini, fez um alerta para aumentos sem base.

O integrante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Heber Bernarde, diz que a alta dos preços se torna um entrave ao setor público. Ele espera apoio do governo para resolver o problema.

A diretora de Suprimentos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Leonisa Obrusnik, chama de inviável o aumento de preços dos remédios e ressalta que os laboratórios estão tentando atender à demanda, mas a situação ainda é precária.

Nessa semana, o Senado aprovou um projeto que prevê o congelamento dos preços de medicamentos por 60 dias.

*Com informações do repórter Afonso Marangoni

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.