Indústria paulista fecha 5 mil vagas de empregos em agosto, diz Fiesp
A indústria paulista fechou 5 mil postos de trabalho em agosto. A queda foi de 0,23% ante julho. Dos 29 setores analisados em agosto de 2019, 11 registraram demissão e 11 permaneceram estáveis. Apenas sete contrataram.
A cidade de Jaú, no interior de São Paulo, foi responsável por pelo menos 900 baixas, influenciada pelos setores de produtos de metal e artefatos de couro e calçados. No acumulado do ano, o saldo negativo totaliza menos 5.500 empregos em todo o país.
O assessor de Assuntos Estratégicos da Fiesp, André Rebelo, explicou que a pesquisa aponta 50% dos setores com variações negativas, mas há uma melhor expectativa para o segundo semestre.
André Rebelo explicou o cronograma de contratações do setor. “(Realizam) Encomendas em outubro, entregas em novembro e depois é férias coletiva, dezembro já tira o pé do setor. Esse período tem um movimento de sazonalidade, tradicionalmente de redução de quadro. E voltam a contratar em janeiro.”
Os destaques negativos são veículos automotores, reboques e carrocerias; couro e calçados; produtos de borracha e plásticos. Os positivos são: produtos diversos de minerais não-metálicos, celulose e papel.
*Com informações do repórter Marcelo Mattos
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.