Infraero procura interessados em abrir empreendimentos em Congonhas e Santos Dumont
A Infraero quer saber se existem empresas interessadas em usar terrenos nas áreas externas dos aeroportos para a construção de empreendimentos comerciais. A empresa abriu chamamento público para verificar oportunidades em duas áreas no terminal de Congonhas, em São Paulo, e uma em Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Os projetos podem contemplar os segmentos de hotel, supermercado, centro comercial, centro médico, educacional, logístico, entre outros.
O advogado especializado em infraestrutura Guilherme Forbes diz que o Brasil não tem de fato tradição nesse tipo de empreendimento e que há terreno para evolução.
“No Brasil ainda é limitada a utilização desse modelo de aproveitamento das áreas imobiliárias dos aeroportos, mas esse já é uma tendência bastante avançada em outros países e tem tudo para ser aplicada no país.”
Além dos lotes disponibilizados, a Infraero conta com mais de 3 milhões de metros quadrados em áreas comerciais disponíveis em toda a rede de aeroportos.
O advogado Guilherme Forbes avalia que há um campo importante de interessados para essa primeira consulta e para o futuro. “Já existem empresas muito capacitadas para explorar esse tipo de segmento.”
A Infraero vai receber os documentos dos interessados em duas sessões marcadas para os dias 22 de julho e 1 de agosto.
Os projetos então, se identificados como de interesse da empresa, vão ser utilizados como base para a elaboração de um processo licitatório.
*Com informações do repórter Tiago Muniz
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.