Instituto em SP que atende pacientes do SUS com câncer sofre com falta de remédios para quimioterapia
O Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, localizado em São Paulo e que recebe centenas de pessoas todas as semanas para serem atendidas, sofre grave problema com a falta de remédios.
O local recebe aproximadamente três mil pacientes por mês, do país inteiro, e está sem medicamentos para quimioterapia. Na entidade filantrópica que atende pacientes do SUS, muitos pacientes que fazem tratamento contra o câncer só descobrem na hora do atendimento que a sessão foi cancelada.
Segundo a direção, as contas não estão fechando porque o valor vindo do Ministério da Saúde não é suficiente e não há reajuste desde 2010.
O repasse feito pela Secretaria Municipal de Saúde, no valor de R$ 4,2 milhões por mês não está cobrindo todas as sessões. A expectativa é que esta verba aumente a partir deste mês e assim esse montante chegue a R$ 6,3 milhões.
A direção do Instituto informa que está comprando os medicamentos e em 15 dias a situação será normalizada. As sessões de radioterapia, por sua vez, estão funcionando normalmente.
*Informações do repórter Daniel Lian
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.