Irã admite que quebrou termo do Acordo Nuclear; EUA responde

  • Por Jovem Pan
  • 02/07/2019 09h40
EFEO Irã anunciou que ultrapassou em 2 quilos os limites da reserva de urânio enriquecido; Acordo Nuclear foi estabelecido em 2015

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o Irã está brincando com fogo depois que o Teerã confirmou que ultrapassou os limites da reserva de urânio enriquecido.

O ministro das Relações Exteriores Mohammad Javad Zarif anunciou que o país excedeu os 300 quilos estabelecidos no Acordo Nuclear de 2015.

Ao ser perguntado se queria enviar uma mensagem ao Irã, Trump respondeu em tom de ameaça que eles “sabem o que estão fazendo”.

Os Estados Unidos deixaram o acordo firmado no ano passado ao alegar que o Irã patrocinava o terrorismo e impuseram sanções econômicas contra aquele país.

Os norte-americanos fizeram com que três nações parassem de comprar petróleo iraniano e outras cinco se comprometeram a reduzir gradualmente até zerar as importações.

As autoridades iranianas pediram que os outros integrantes do pacto ajudassem a cancelar essas barreiras.

Mohammad Javad Zarif afirmou que em maio, o Teerã já havia sinalizado que deixaria de cumprir alguns termos do acordo. Ele disse que não está quebrando o Acordo Nuclear e que reverteria a decisão assim que a França, Alemanha e Grã-Bretanha respeitarem as obrigações.

O Irã ultrapassou em 2 quilos o limite de Urânio enriquecido estabelecido pelo Plano de Ação Conjunto Global.

*Com informações da repórter Nanny Cox