Irã anuncia que vai aumentar quantidade de urânio enriquecido
O estoque do material deve ultrapassar, em breve, o permitido pelo acordo nuclear assinado em 2015
O Irã anunciou nesta segunda-feira (20) que vai aumentar em quatro vezes a quantidade de urânio enriquecido para a geração de energia. Segundo Teerã, o estoque do material deve ultrapassar, em breve, o permitido pelo acordo nuclear assinado em 2015 entre o país, os Estados Unidos, a União Europeia, a China e a Rússia.
O anúncio ocorre em meio a aumento nas tensões entre o país persa e Donald Trump. De acordo com Washington, o governo de Hassan Rouhani estaria planejando ataques contra tropas norte-americanas no Iraque.
No fim de semana, navios de guerra dos Estados Unidos foram enviados ao Golfo Pérsico para a realização de exercícios militares. O Irã nega acusações de que planeja um ataque.
Após declarações mais fortes, o republicano Donald Trump adotou um tom mais conciliador nesta segunda-feira. Ele disse que o Irã enfrentará uma reação de “grande força”, caso faça algo que vá contra os interesses norte-americanos no Oriente Médio.
Segundo o presidente dos Estados Unidos, ele está disposto a negociar com Teerã “quando eles estiverem prontos”. No domingo, nas redes sociais, Trump chegou a escrever: “Se o Irã quer briga, vai ser o fim do país”. Em seguida, ele disse que não quer uma guerra com a nação persa.
Lembrando que, há um ano, os Estados Unidos romperam unilateralmente o acordo nuclear com o Irã e, desde então, vem impondo sanções ao país.
*Informações do repórter Afonso Marangoni
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.