Irã ignora ameaças e abandona diálogo com os EUA
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, anunciou que o país abandonou qualquer diálogo com os Estados Unidos e não vai mais respeitar nenhum ponto do acordo nuclear. Rouhani ordenou que sejam derrubados todos os limites sobre pesquisa e desenvolvimento de urânio.
O presidente afirmou que o Irã só aceita retomar as conversas multilaterais se todas as sanções americanas forem retiradas.
Anteriormente, presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que estaria aberto a renegociar o acordo nuclear firmado em 2015 entre o Irã e potências mundiais. Mas, no último ano, Trump abandonou as negociações e restabeleceu as sanções.
De acordo com Rouhani, esse é o terceiro passo de uma escalada do Irã para se desvencilhar do acordo. Os outros dois passos teriam sido dados em julho, quando o país ultrapassou o limite de 300 quilos de urânio enriquecido estocado e o nível de enriquecimento, de 3,67%.
O desacato a estas medidas aconteceu depois que Trump tornou ainda mais duras as sanções contra as exportações de petróleo iraniano, com o objetivo de forçar as negociações.
Durante o encontro dos líderes do G7 na semana passada, o presidente americano cogitou a possibilidade de um encontro com Hassan Rouhani para resolver o impasse.
O iraniano chegou a sinalizar interesse, mas, depois, voltou atrás.
*Com informações do repórter Renan Porto
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.