Itália aprova coligação entre siglas rivais e terá novo governo
Foi aprovada, nesta terça-feira (3), uma nova coligação entre dois partidos rivais da Itália. Em votação realizada pela internet, os integrantes do Movimento 5 Estrelas, partido de direta italiano, e o Partido Democrático, liga de esquerda, formaram uma coalizão.
A medida contou com o apoio de 80% dos militantes do 5 Estrelas. A decisão facilitará a atuação do primeiro-ministro, Giuseppe Conte, que foi reconduzido ao cargo recentemente.
Caso os militantes do Movimento 5 Estrelas rejeitassem a coalizão, a política italiana voltaria para um cenário de indefinição. O líder do parto de direita, Luigi Di Maio, comemorou o resultado e agradeceu aos eleitores.
Até o início de agosto, o Movimento 5 Estrelas fazia parte do governo em coligação com a Liga, partido da direita nacionalista. No entanto, a aliança foi desfeita pelo líder da legenda, Matteo Salvini, atual ministro do Interior, que alegou divergências em projetos de infraestrutura e cortes de impostos.
Após o anuncio da nova decisão, Salvini disse que tentará recolocar a Liga no controle da Itália. Com a aprovação da coligação, o novo governo italiano deverá ser anunciado ainda nesta quarta-feira (4).
*Com informações da repórter Camila Yunes
Assuntos
continue lendo
Mundo
‘Queimem e cuspam’: Brasileira recebe ofensa em restaurante na Itália após pedir ovos bem-passados
Caso aconteceu no restaurante Victor Lab; garçom chegou a ser demitido, mas foi contratado novamente
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 1 semana
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 2 semanas
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 2 semanas
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 3 semanas