Itália aprova coligação entre siglas rivais e terá novo governo

  • Por Jovem Pan
  • 04/09/2019 09h23 - Atualizado em 04/09/2019 10h44
EFE EFE Giuseppe Conte chegou a renunciar ao cargo, mas foi reconduzido

Foi aprovada, nesta terça-feira (3), uma nova coligação entre dois partidos rivais da Itália. Em votação realizada pela internet, os integrantes do Movimento 5 Estrelas, partido de direta italiano, e o Partido Democrático, liga de esquerda, formaram uma coalizão.

A medida contou com o apoio de 80% dos militantes do 5 Estrelas. A decisão facilitará a atuação do primeiro-ministro, Giuseppe Conte, que foi reconduzido ao cargo recentemente.

Caso os militantes do Movimento 5 Estrelas rejeitassem a coalizão, a política italiana voltaria para um cenário de indefinição. O líder do parto de direita, Luigi Di Maio, comemorou o resultado e agradeceu aos eleitores.

Até o início de agosto, o Movimento 5 Estrelas fazia parte do governo em coligação com a Liga, partido da direita nacionalista. No entanto, a aliança foi desfeita pelo líder da legenda, Matteo Salvini, atual ministro do Interior, que alegou divergências em projetos de infraestrutura e cortes de impostos.

Após o anuncio da nova decisão, Salvini disse que tentará recolocar a Liga no controle da Itália. Com a aprovação da coligação, o novo governo italiano deverá ser anunciado ainda nesta quarta-feira (4).

*Com informações da repórter Camila Yunes

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.