Iván Duque toma posse como novo presidente da Colômbia
Tomou posse em Bogotá, nesta terça-feira (07), o novo presidente da Colômbia, Iván Duque, que ficará no cargo até 2022.
O ex-senador, do partido de direita Centro Democrático, utilizou um discurso incisivo de combate à corrupção durante toda a campanha. Na praça Bolívar, o presidente empossado fez o juramento para milhares de pessoas que acompanharam a cerimônia.
Aos 42 anos, o advogado é o mais jovem líder da Colômbia dos últimos 73 anos e substitui Juan Manuel Santos, ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2016. A cerimônia de posse ocorreu em meio a receios de algum incidente, principalmente por parte de dissidentes das Farc.
Dez chefes de estado de países das Américas estiveram presentes no evento. No entanto, o presidente do Brasil, Michel Temer, não compareceu.
A Colômbia, que tem quase 50 milhões de habitantes enfrenta uma série de desafios, sobretudo, na área financeira, com a economia desaquecida e na segurança pública, com o surgimento de novos grupos criminosos ligados ao narcotráfico.
Além disso, assim como o Brasil, o país enfrenta uma forte migração de venezuelanos que fogem da situação crítica na terra natal.
*Informações do repórter Afonso Marangoni
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.