Iván Duque toma posse como novo presidente da Colômbia

  • Por Jovem Pan
  • 08/08/2018 07h14
EFE

Tomou posse em Bogotá, nesta terça-feira (07), o novo presidente da Colômbia, Iván Duque, que ficará no cargo até 2022.

O ex-senador, do partido de direita Centro Democrático, utilizou um discurso incisivo de combate à corrupção durante toda a campanha. Na praça Bolívar, o presidente empossado fez o juramento para milhares de pessoas que acompanharam a cerimônia.

Aos 42 anos, o advogado é o mais jovem líder da Colômbia dos últimos 73 anos e substitui Juan Manuel Santos, ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2016. A cerimônia de posse ocorreu em meio a receios de algum incidente, principalmente por parte de dissidentes das Farc.

Dez chefes de estado de países das Américas estiveram presentes no evento. No entanto, o presidente do Brasil, Michel Temer, não compareceu.

A Colômbia, que tem quase 50 milhões de habitantes enfrenta uma série de desafios, sobretudo, na área financeira, com a economia desaquecida e na segurança pública, com o surgimento de novos grupos criminosos ligados ao narcotráfico.

Além disso, assim como o Brasil, o país enfrenta uma forte migração de venezuelanos que fogem da situação crítica na terra natal.

*Informações do repórter Afonso Marangoni