Japão relembra os 72 anos da bomba atômica que matou milhares em Hiroshima
A cidade japonesa de Hiroshima relembrou neste domingo (06) os 72 anos do lançamento da bomba atômica que matou imediatamente 80 mil pessoas e depois viria dizimar outros milhares pela radiação, ao final da Segunda Guerra Mundial.
A cerimônia aconteceu no Parque da Paz, que fica perto do ponto central da explosão e começou com 1 minuto de silêncio, às 8h15, horário local, no momento exato em que os Estados Unidos lançaram no dia 6 de agosto de 1945, o Little Boy, nome do primeiro artefato nuclear da história.
Durante a celebração, o prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, pediu a todos os líderes mundiais que apoiem o tratado adotado por 122 membros das Nações Unidas no começo do mês para proibir as armas nucleares e fez um apelo ao governo do Japão que faça todo o possível para facilitar a adoção do pacto.
Já o primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, evitou mencionar o tratado, mas destacou a necessidade de conseguir um mundo livre das armas atômicas. O evento ainda contou com a participação de outros países, entre eles potências nucleares como Reino Unido, França, Estados Unidos e Rússia.
*Informações do repórter Vinicius Moura
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.