Juiz mais antigo da Suprema Corte dos Estados Unidos anuncia aposentadoria

  • Por Jovem Pan
  • 28/06/2018 06h13
EFE Há 30 anos na corte, ele é parte do grupo de juízes conservadores, embora tenha adotado posições mais centristas

Anthony Kennedy, o juiz mais antigo da Suprema Corte dos Estados Unidos, anunciou que vai se aposentar. Há 30 anos na corte, ele é parte do grupo de juízes conservadores, embora tenha adotado posições mais centristas.

Desde que foi indicado pelo ex-presidente republicano Ronald Reagan, em 1988, já defendeu temas mais liberais, como a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A Suprema Corte anunciou que Anthony Kennedy vai sair definitivamente no dia 31 de julho. Agora, cabe ao presidente dos Estados Unidos indicar um novo nome, que precisa ser confirmado pelo Senado.

Para a professora de Relações Internacionais Fernanda Magnotta, da FAAP, Donald Trump deve escolher um juiz mais conservador. Ela ainda afirmou que os democratas, que fazem oposição ao governo Trump, tentarão retardar a nomeação para que a corte não fique ainda mais conservadora.

O processo para a escolha do novo juiz deve ser longo e durar alguns meses. Trump afirma que tem mais de 20 possíveis nomes com potencial para indicação.

*Informações do repórter Afonso Marangoni