‘Juízes devem ser olimpicamente independentes’, diz Fux
Juízes devem ser olimpicamente independentes, afirmou nesta segunda-feira (17) o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro da Corte Suprema, Luiz Fux.
A declaração foi dada durante um evento no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e acontece em meio a divulgações feitas na semana passada pelo site The Intercept com supostas conversas entre procuradores da Lava Jato e ex-juiz Sergio Moro, agora ministro da Justiça.
Aos jornalistas, Fux preferiu não polemizar, não fazer nenhum comentário sobre as supostas conversas divulgadas na semana passada até porque, segundo o ministro, tem profundo respeito e admiração pelo ex-juiz.
“Não pode ficar sujeito a nenhum tipo de pressão porque a partir do momento em que ele toma posse inicia-se a sua plena independência jurídica. (…) Esse caso eu não quero comentar até porque tenho profundo respeito por esse magistrado e não quero interferir na independência dele, assim como não gostaria que ele comentasse qualquer atividade minha”, disse Fux.
A veracidade das conversas e a legalidade das supostas trocas de mensagens estão sendo analisadas pelas autoridades competentes.
*Com informações do repórter Rodrigo Viga
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.