Justiça espanhola ouve nesta terça quatro suspeitos de participar de ataques
A Justiça da Espanha ouve nesta terça-feira (22) os quatro suspeitos de participação nos ataques da Catalunha na semana passada. As acusações contra os suspeitos de terrorismo serão definidas por um juiz na audiência desta terça-feira.
Os investigadores locais acreditam que agora todos os envolvidos nos ataques ou estão presos ou estão mortos, depois que o acusado de ser o motorista no ataque à Rambla de Barcelona foi morto em confronto com a polícia ontem à tarde.
Younes Abouyaaqoub foi localizado há cerca de 50 quilômetros da capital da Catalunha depois que moradores da região o reconheceram.
Ele vestia um colete-bomba falso e gritou Deus é Grande antes de ser morto pelos policiais.
Outros quatro terroristas já tinham sido mortos pela polícia durante o ataque a Cambrils na semana passada.
As autoridades espanholas acreditam que essa célula extremista era formada por 12 pessoas, incluindo o imã Abdelbaki Es Satty apontado como o responsável por recrutar os jovens que participaram dos ataques.
O líder religioso e outros dois terroristas morreram durante uma explosão acidental na casa usada como QG pelo grupo.
Es Satty teria sido radicalizado dentro de um presídio espanhol. As investigações apontam ainda que ele viajou para a Bélgica recentemente e tentou inclusive conseguir trabalho numa mesquita perto de Bruxelas.
Mas como tinha antecedentes criminais ele acabou levantando suspeitas e os responsáveis pela mesquita alertaram as autoridades.
Aliás, a comunidade muçulmana na Europa vem tentando se distanciar de mais esse ataque terrorista cometido por jihadistas no continente. Ontem cerca de mil muçulmanos participaram de uma passeata nas Ramblas em Barcelona para protestar contra o terrorismo.
Confira as informações do correspondente da Jovem Pan na Europa, Ulisses Neto:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.