Justiça organiza mais um plantão da biometria neste sábado

O cadastro é obrigatório em 478 municipios de São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 13/07/2019 10h11
Agência BrasilO horário de atendimento do plantão deste sábado (13) ocorre entre 8h e 13h

A Justiça Eleitoral de São Paulo organiza o quarto um plantão da biometria do ano neste sábado (13). Segundo Nádhia Pinheiro, coordenadora de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o cadastro é obrigatório em 478 municipios. A cidade de São Paulo ainda não está inserida nesse ciclo de obrigatoriedade.

O horário de atendimento neste sábado ocorre entre 8h e 13h. “O eleitor q não fizer o cadastramento biométrico onde é obrigatório tera o título de eleitor cancelado, o que vai gerar consequências negativas, como dificuldade de obter passaporte, de se inscrever em universidades, em concursos públicos”, disse Nádhia, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan.

Se o título for cancelado, o eleitor precisa comparecer a um cartório eleitoral, verificar se há multa pendente, pagar essa multa e regularizar sua situação. Para que o cancelamento não ocorra, o cidadão precisa fazer o cadastramento até 19 de dezembro — o prazo final.

De acordo com Nádhia Pinheiro, o atendimento é simples e rápido, com duração em torno de 15 minutos. O eleitor vai atualizar os dados cadastrais, como nome e endereço, vai tirar uma foto digital e, na sequência, colher as digitais.

“A biometria é mais um avanço para a Justiça Eleitoral. Essa tecnologia confere mais segurança na hora de identificar o eleitor. Como as digitais são únicas, será impossível que um eleitor vote por outro”, disse.

Para mais informações, basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo: www.tre-sp.jus.br.