Kamala Harris desiste de tentar Presidência dos EUA pelos democratas
A senadora democrata Kamala Harris desistiu de concorrer às primárias do partido para eleição presidencial americana de 2020. Ela era a única negra na disputa.
A senadora pela Califórnia fez o anúncio, nesta terça-feira (4), no Twitter. Kamala lamentou e agradeceu aos apoiadores.
To my supporters, it is with deep regret—but also with deep gratitude—that I am suspending my campaign today.
But I want to be clear with you: I will keep fighting every day for what this campaign has been about. Justice for the People. All the people.https://t.co/92Hk7DHHbR
— Kamala Harris (@KamalaHarris) December 3, 2019
Ela afirmou que não tem recursos financeiros suficientes para sustentar a campanha de maneira competitiva. Até setembro a senadora havia arrecadado cerca de US$ 9 milhões.
Kamala vinha em ascensão e se torna uma das primeiras favoritas a desistir da corrida pela chance de concorrer contra o presidente Donald Trump, que vai buscar a reeleição pelos republicanos. Com isso, restam quinze democratas nas prévias do partido.
A decisão acontece dois meses antes da primeira etapa das primárias, marcada para fevereiro.
Kamala chegou a atingir dois dígitos nas pesquisas de intenção de voto, mas viu o apoio despencar para menos de 4% nos últimos meses.
O ex-vice-presidente Joe Biden, líder nas pesquisas entre os democratas, diz ter certeza de que a senadora não está desistindo de fazer as mudanças em que acredita.
*Com informações do repórter Renan Porto
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.