Laudo revela que tiros em ônibus de caravana de Lula vieram do alto e a curta distância

  • Por Jovem Pan
  • 06/04/2018 07h01
AGEPTEssa foi a conclusão do laudo pericial apresentado pela Polícia Civil nesta quinta-feira (05)

Tiros que atingiram ônibus da caravana de Lula no Paraná foram disparados do alto e a menos de 20 metros de distância. Essa foi a conclusão do laudo pericial apresentado pela Polícia Civil nesta quinta-feira (05).

O ataque contra a comitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorreu no dia 27 de março na rodovia estadual PR-473, entre Quedas do Iguaçu, que fica no oeste do Estado, e Laranjeiras do Sul, na região Central.

A conclusão dos peritos é de que apenas um dos ônibus foi atingido por tiros, e não dois como havia sido dito inicialmente.

Segundo o perito Inajar Kurowski, foram encontrados fragmentos de um projétil de chumbo, de calibre 32, na lataria de um dos veículos: “o que ocorreu apenas dois impactos e um transfixante e um tangencial. Calibre é baixo. O atirador estaria afastado 18,9 metros, à direita dos veículos, em ponto acima. Pode ser um barranco, uma construção”.

Duas balas atingiram a lateral e o vidro do coletivo pelo lado oposto ao do motorista e, nos outros veículos, só foram encontradas marcas de pedradas e de ovos.

Os peritos não conseguiram determinar se o veículo estava parado no momento do ataque e concluíram que os pneus foram furados por “miguelitos”, que são pregos torcidos e soldados entre si.

O delegado Hélder Lauria, da Polícia Civil de Laranjeiras do Sul, que comanda as investigações, disse que já foram ouvidas 15 testemunhas: “já ouvimos algumas pessoas, ali é área rural, então moradores são distantes. Tem passageiros, tem pessoas que estavam onde os ônibus pararam e policiais rodoviários também”.

Segundo o delegado, os investigadores devem retornar ao local indicado como sendo o ponto onde ocorreu o ataque para colher mais informações. Hélder Lauria disse também que não há um prazo para a conclusão do inquérito.

*Informações do repórter Paulo Édson Fiore