“Lava Jato do crime”: PGR assina criação de força-tarefa contra crime organizado no RJ

  • Por Jovem Pan
  • 26/10/2017 06h12 - Atualizado em 26/10/2017 11h18
  • BlueSky
Tomaz Silva/Agência Brasil Tomaz Silva/Agência Brasil São procuradores que já trabalham no RJ e terão reforços de especialistas. O objetivo é mapear o cronograma do crime, os chefes, o apoio externo

O Governo federal aposta em um modelo parecido com a Lava Jato para ser aplicado no Rio de Janeiro e acabar com o crime organizado.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, assinou a criação de um grupo de trabalho específico para atuar contra o crime organizado. São procuradores que já trabalham no RJ e terão reforços de especialistas.

O objetivo é mapear o cronograma do crime, os chefes, o apoio externo.

Inicialmente, serão cinco procuradores, que vão fazer também os serviços de pesquisa e inteligência, combate ao tráfico de armas e de drogas, com forte foco na lavagem de dinheiro.

Uma das estratégias é estrangular o capital do crime organizado. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, garantiu que será uma ação conjunta e suficiente para enfrentar o crime organizado: “a força-tarefa vai ter por alvo os crimes federais, a questão do tráfico de drogas, de armas, lavagem de dinheiro e crime organizado. Ele é fundamental para o resgate do Rio de Janeiro. Essa força, a exemplo do que no passado a força-tarefa que existiu no Espírito Santo e no Acre tem amplas possibilidades de nos ajudar e se transformar na Lava Jato do crime”.

*Informações do repórter José Maria Trindade

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.