Linha de monotrilho vai ligar CPTM aos terminais do aeroporto de Guarulhos
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta terça-feira a construção de um monotrilho que vai ligar a estação Aeroporto Guarulhos da CPTM aos terminais de embarque do aeroporto internacional.
A linha, que também vai interligar os terminais 1, 2 e 3 do aeroporto, vai atender aos usuários de forma gratuita
Hoje os passageiros que desembarcam na estação Aeroporto Guarulhos, da linha 13 – Jade da CPTM, ficam longe das áreas de embarque, sendo necessário pegar um ônibus até os terminais.
A construção da linha terá início em setembro deste ano, com a promessa de se encerrarem até maio de 2021. João Doria destaca que o tempo de viagem até os terminais do aeroporto será otimizado. “O trecho da Avenida Paulista até o Aeroportoo será de 52 minutos”, disse.
As obras do novo monotrilho estão orçadas em cerca de 175 milhões de reais e o investimento será da concessionária responsável pelo aeroporto, a GRU Airport.
Os custos da instalação e operação dos trens serão descontados da outorga de concessão do aeroporto, cerca de 1 bilhão de reais pagos pela GRU anualmente ao governo federal.
Após o fim da concessão, de cerca de 30 anos, a linha será de propriedade da União, assim como o espaço do aeroporto.
Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o investimento federal vale a pena. “Se torna, no final das contas, um bem do aeroporto. Isso valoriza o equipamento e melhora a experiência do usuário”, diz.
O monotrilho será composto por dois trens, com dois ou três vagões cada. A linha que vai operar em Guarulhos será uma versão mais leve do monotrilho que existe na cidade de São Paulo, tendo capacidade para cerca de 2 mil passageiros por hora. O funcionamento será em tempo integral.
*As informações são da repórter Victoria Abel
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.