Linha férrea entre Santos e Juquiá poderá ser reativada
O trem pode voltar a correr no trecho entre Santos e Juquiá, que se encontra abandonado, embora sob responsabilidade da América Latina Logística.
O projeto é defendido pelo deputado João Paulo Tavares Papa, que vai se reunir com os prefeitos das cidades de Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo para discutir a volta do trem turístico, tracionado por uma “Maria Fumaça” na linha entre esses municípios.
Segundo o geógrafo, historiador, técnico em transporte ferroviário, e especialista em Mobilidade Urbana e Gestão de Ferrovias e Metrôs, André Galdino, em entrevista ao Diário do Litoral, o trem turístico é viável e possível, mas precisa de análises técnica e financeira, a fim de decidir qual modelo mais adequado.
“Acredito que seja um importante projeto e com um potencial turístico-cultural muito grande a ser aproveitado e desenvolvido”, explicou. O especialista garantiu ainda que a reativação da linha férrea trará benefícios como geração de renda e emprego, apoio a gastronomia, hotelaria e entretenimento da região, que possui um potencial mal explorado.
“É triste ver o abandono que há entre a área continental de São Vicente e Juquiá e Cajati. As antigas estações foram abandonadas com o fim das operações. Poucas estão em bom estado e com função, outras foram invadidas e estão sendo usadas como moradia”, disse o especialista.
*Informações do repórter Guilherme Amaral
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.