Lula critica ação do MPF e diz esperar por desculpas de Moro
O ex-presidente Lula declarou que não quer ser absolvido pelo juiz Sérgio Moro, mas que espera do magistrado um pedido de desculpas.
O petista é réu em seis ações penais, duas delas estão com Moro, que já o condenou a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá.
“Eu sei que eu estou lascado. Todo dia tem um processo. Eu não quero nem que o Moro me absolva, eu só quero que ele peça desculpas. Não posso aceitar as mentiras que a Polícia Federal e o Ministério Público contaram ao meu respeito. E não posso aceitar o juiz Moro ter aceitado as mentiras e feito o julgamento que fez”, disse o ex-presidente.
Em quase 40 minutos de discurso, durante seminário sobre educação pública, desenvolvimento e soberania nacional, em Brasília, Lula voltou ao discurso do “nós contra eles”, além de afirmar não ter medo da Operação Lava-Jato.
Nesta segunda (09), Sérgio Moro determinou que a defesa do petista entregue os recibos originais que comprovam o pagamento de aluguéis de um apartamento vizinho ao dele, em São Bernardo do Campo, onde mora.
Segundo a força-tarefa da Lava Jato não houve pagamento de aluguel entre fevereiro de 2011 e pelo menos novembro de 2015, contestando a originalidade dos documentos.
Para os procuradores do Ministério Público Federal, a Odebrecht custeou a compra do apartamento, em nome do engenheiro Glaucos da Costamarques. Na mesma ação, Lula responde por também ter supostamente recebido da empreiteira terreno onde seria sediado o Instituto Lula.
*Informações do repórter Felipe Palma
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.