Lula recebe chefes de Estado em abertura da cúpula do G20
Um dos anúncios mais aguardados é a proposta do governo brasileiro de criar uma aliança global contra a fome
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou na manhã desta segunda-feira (18), ao Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, onde será iniciada a reunião de cúpula de líderes do grupo das 20 maiores economias do globo. Ele está acompanhado da esposa Rosângela da Silva, conhecida como Janja. Também acompanha o presidente o embaixador Maurício Lyrio, o chefe dos Sherpas brasileiro, conhecido como “Sr. G20”. Este evento é uma plataforma crucial para discussões sobre questões globais urgentes.
Um dos anúncios mais aguardados é a proposta do governo brasileiro de criar uma aliança global contra a fome. Esta iniciativa busca unir esforços internacionais para combater a desigualdade, a fome e a miséria, além de promover uma transição energética justa e uma nova governança global. A aliança será coordenada por uma secretaria dentro da FAO, a organização da ONU dedicada à segurança alimentar e agricultura, assegurando que mudanças políticas não comprometam seus objetivos
Todos os líderes foram recepcionados pelo chanceler Mauro Vieira, que estava recebendo as autoridades de organismos multilaterais. Lula, Vieira e Janja conversaram durante alguns momentos antes de os primeiros líderes chegarem ao local. O presidente Lula usa a tradicional gravata com listras diagonais verde e amarela.
A segurança na cidade do Rio de Janeiro foi reforçada com a mobilização de mais de 10 mil militares. No entanto, incidentes de insegurança foram registrados, incluindo um ataque a uma brigada do Exército na Cidade de Deus e o roubo de um veículo a comitiva brasileira. Para mitigar riscos, a Polícia Federal inaugurou uma central anti-drones no local do evento. A chegada de líderes internacionais, como o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e o premier da Alemanha, Olaf Scholz, marca o início das discussões.
Dilma, Guterres e presidente do Banco Mundial
Também chegou ao local a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco dos Brics, Dilma Rousseff. Na sequência de Dilma, chegaram o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está recepcionando os participantes do evento.
Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.