Maduro vende toneladas de ouro dos venezuelanos para a África, diz WSJ

  • Por Jovem Pan
  • 19/06/2019 06h54
EFEReportagem do The Wall Streat Journal revelou venda de ouro

O governo do ditador venezuelano Nicolás Maduro está exportando secretamente toneladas de ouro em operação no leste da África. As informações são de reportagem publicada nesta terça-feira (18) pelo The Wall Streat Journal.

Segundo o jornal, dois voos saíram da Venezuela com destino a Uganda e carregavam cerca de 7,5 toneladas de ouro estimados em R$ 1,2 bilhão (US$ 300 milhões).

Ainda de acordo com a publicação, um representante do país africano confirmou que o ouro foi embarcado em caracas numa aeronave russa. A matéria também afirma que essa medida adotada pelo governo chavista é uma forma de driblar a crise econômica.

Nesta terça-feira, o vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence participou do anúncio do envio de um navio-hospital da Marinha norte-americana ajudar refugiados venezuelanos na América Latina.

Em discurso no porto de Miami, diante de um público formado, sobretudo, por pessoas que fugiram da Venezuela, Pence disse em espanhol estar ao lado deles.

O vice-presidente americano reiterou no discurso que “as políticas de Nicolás Maduro e seu regime socialista fizeram encolher a economia venezuelana”.

O embaixador de Juan Guaidó nos Estados Unidos, Carlos Vecchio esteve presente no evento e também criticou o governo chavista, afirmando que “Maduro criou a maior crise de refugiados da região”.

Esta é a segunda missão do navio hospital, que fornece ajuda humanitária com auxilio 950 tripulantes e médicos voluntários.  

*Com informações da repórter Camila Yunes