Maia começa terceiro mandato seguido com foco na reforma da Previdência
O presidente reeleito da Câmara, Rodrigo Maia, começa o terceiro mandato consecutivo com uma prioridade clara: reforma da Previdência.
Apesar de favorável à pauta econômica, o deputado do DEM sinalizou que o Governo precisa remar muito para aprovar a proposta. Hoje, por exemplo, estaria longe dos 308 votos necessários para uma Emenda Constitucional passar.
Na visão de Maia, a principal dificuldade é fazer mudanças no atual regime previdenciário. A proposta de capitalização, como quer o Governo, seria a parte mais fácil na opinião dele.
Além da busca por votos, a reforma deve passar alguns meses tramitando na Câmara. Membros do Governo defendem que se aproveite o texto do ex-presidente Michel Temer, que estava pronto para ir ao plenário. O objetivo era apresentar um substitutivo no lugar da proposta do governo passado. Mas para Rodrigo Maia, a proposta deve passar por toda a tramitação.
Apesar de reconhecer dificuldades na articulação política, o presidente da Câmara fez um novo aceno ao ministro da Economia Paulo Guedes.
Porém, a relação de Maia com o ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni não é tão próxima. Após a vitória na Câmara, disse que se Onyx tivesse interferido com sucesso na disputa, o resultado seria outro.
*Informações do repórter Levy Guimarães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.