Maia diz que sem verba federal será difícil resolver problema na segurança do RJ
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), afirmou que se não houver verba do Governo Federal, o problema de segurança dificilmente será resolvido.
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, tem negociado com a equipe econômica do Palácio do Planalto um orçamento para o Ministério. Mas ele pode pedir ajuda a empresários do setor privado para financiar projetos de segurança.
Porém, Rodrigo Maia não está muito otimista com essa estratégia. “Num ponto da cidade ou de qualquer cidade é cabível, mas em um Estado do tamanho do Rio de Janeiro eu acho que sem orçamento federal me parece difícil”.
A ideia é pedir dinheiro aos maiores empresários do País com o argumento de que é preciso combater o crime organizado. Sobre um possível conflito pelas ações do ministério da Segurança Pública serem financiadas com recurso privado, Rodrigo Maia diz que isso não é um problema: “colaborar com doação de viaturas e equipamento, não tem problema nenhum”.
No início do mês, o presidente Michel Temer anunciou uma linha de financiamento para estados e municípios investirem em segurança pública. O Programa terá crédito de R$ 42 bilhões em cinco anos. Desse valor, R$ 10 bilhões serão destinados às prefeituras.
*Informações do repórter Arthur Scotti
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.