Mais de 137 mil estudantes devem participar neste domingo da primeira fase da Fuvest

  • Por Jovem Pan
  • 24/11/2017 07h31
Marcos Santos/USP ImagensOs estudantes aprovados na primeira fase da Fuvest avançam para a segunda etapa, que acontece entre os dias 7 e 9 de janeiro de 2018

Professores recomendam descanso e pausa nos estudos a alunos que participam neste final de semana da primeira fase da Fuvest.

Mais de 137 mil estudantes estão inscritos no vestibular mais concorrido do País, que vai distribuir 8,4 mil vagas para os cursos da USP.

A disputa mais acirrada é para Medicina, com taxa de 135,7 candidatos por vaga – mais que o dobro do que o registrado na última edição.

No domingo, os alunos terão que responder a 90 questões de múltipla escolha, de todas as disciplinas do Ensino Médio.

O teste, com duração máxima de cinco horas, começa a uma da tarde e professores ressaltam a importância da boa administração do tempo.

O coordenador-geral do cursinho Etapa, Edmilson Motta, lembra que a média sugerida é de três minutos por questão: “tem que tentar desenvolver o bom ritmo, não ficar travado em questão”.

O professor destacou a importância de que os estudantes visitem os locais de prova com antecedência, para evitar atrasos no domingo.

A consultora em educação Andrea Ramal sugeriu que os estudantes aproveitem os momentos que antecedem a prova para descansar: “a dica é reduzir o ritmo de estudo, focalizar mais na preparação operacional para a prova, arquivar documentos, sentir-se relaxado, assistir a filmes que possam ajudar a relacionar os temas da prova com a redação”.

A consultora em educação, Andrea Ramal, recomenda muita hidratação e a ingestão de alimentos leves durante a prova.

Os estudantes aprovados na primeira fase da Fuvest avançam para a segunda etapa, que acontece entre os dias 7 e 9 de janeiro de 2018.

*Informações do repórter Vitor Brown