Mansão de Edemar Cid Ferreira deve ser vendida nesta terça; destino é incerto
Os interessados em comprar a mansão do ex-dono do Banco Santos, Edemar Cid Ferreira, têm até o meio da tarde desta terça-feira (18) para dar os lances. Localizada em uma área nobre do Morumbi, na zona sul de São Paulo, a casa vai a leilão pela quarta vez. O certame é exclusivamente online e, até agora, já existem 14 habilitados para dar lance. Nas duas primeiras tentativas não houve interessados.
Já na última, que ocorreu em outubro do ano passado, a casa foi arrematada por 9 milhões de reais, mas o valor não foi aceito pela Justiça. Dessa vez, por decisão judicial, qualquer proposta acima de 10 milhões de reais será aceita. O montante corresponde a menos de 13% do valor original de avaliação, que era de 78 milhões de reais.
O imóvel faz parte da massa falida do Banco Santos, que deixou um rombo de mais de 2 bilhões de reais. A mansão é uma das maiores da cidade e foi construída entre 2000 e 2004. A casa tem 8 mil metros quadrados de área construída, foi projetada pelo arquiteto Ruy Ohtake e conta com paisagismo de Burle Marx. O custo de manutenção é de 1 milhão de reais por ano, e o IPTU fica na casa dos 600 mil reais.
Edemar Cid Ferreira morou pouco tempo no local com a família até que, em 2011, foi obrigado a deixar o imóvel. Pela lei de zoneamento, a região é residencial.
Em entrevista ao Jornal da Manhã no sábado, o advogado Pedro Amorim, diretor da empresa D1 Lance Leilões, responsável pelo certame, disse que quem arrematar pode dar outra destinação para o imóvel: “A zona é estritamente residencial, mas nada impediria, pelo o que a gente viu, de ser feito um condomínio de casas.”
A maioria dos móveis e obras de arte da mansão foi vendida em leilões anteriores. Mas quem arrematar a casa vai levar junto alguns objetos que ainda estão no local, como esculturas e uma mesa de 24 lugares. A expectativa é que a divulgação do resultado do leilão ocorra por volta das 15h.
*Com informações do repórter Afonso Marangoni
continue lendo
Notícias
Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez
Com vantagem no 1º turno, Flávio Bolsonaro recebeu 48%
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 3 horas
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 3 dias
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 1 semana
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 2 semanas