MEC apresenta nesta quarta modelo de eficiência para universidades federais; ministro nega mensalidade
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, negou que a União pretende cobrar mensalidades de estudantes em universidades federais. A declaração foi dada ao lado do ministro-chefe da casa Civil, Onyx Lorenzoni, em Florianópolis.
“O Governo do presidente Jair Bolsonaro não vai cobrar do estudante de graduação das universidades federais mensalidade alguma, isso é fake news.”
No domingo (14), pelo Twitter, Abraham Weintraub já havia dito que as universidades continuariam públicas e que os estudantes não teriam que pagar pela graduação.
Segundo o ministro, a adesão a esse novo modelo será voluntária e que o objetivo é aumentar a “eficiência” para as universidades federais.
Na semana passada, os rumores sobre a possível cobrança de mensalidade se espalharam após o Secretário de Educação Superior da pasta afirmar que “não há cursos gratuitos.”
No entanto, Abraham Weintraub classificou a possibilidade como falsa e que o modelo que será adotado aproximará o Brasil da Europa e de países como Estados Unidos e Israel.
Nesta quarta-feira (17), está previsto o anúncio pelo Ministério da Educação de um novo modelo de financiamento para as instituições de ensino superior. O anúncio das mudanças de gestão será feito em Brasília.
Reitores de universidades federais e institutos federais de todo o País foram convidados para a apresentação.
*Com informações da repórter Natacha Mazzaro
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.