Médicos e enfermeiros passam por treinamentos para lidar com pacientes graves
Desde o início da pandemia, as autoridades correm contra o tempo para ampliar a capacidade de atendimento, e isso tem criado uma dificuldade adicional. Como os doentes graves podem ficar vários dias na UTI, respiradores e ventiladores mecânicos são essenciais.
Especialista em Emergência e Gestão em Saúde, o médico Michel Cadenas sabe bem que esses equipamentos podem ser um desafio até para profissionais experientes.
Cadenas e outros colegas estão ensinando médicos e enfermeiros a lidar com pacientes graves da covid-19 no Paraná. A secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, afirma que o objetivo é garantir que todos estejam prontos para atuar nos casos mais críticos.
Desde a semana passada, hospitais militares no Rio de Janeiro, Brasília e Canoas, no Rio Grande do Sul, estão oferecendo treinamento para profissionais de saúde atuarem em emergências clínicas e cuidados intensivos com pacientes da covid-19.
Em São Paulo, profissionais do Hospital das Clínicas vem recebendo treinamentos para utilização dos ventiladores mecânicos.
Gestora de Fisioterapia do Instituto Central do HC, Priscila de Carvalho lembra que o mau uso do equipamento pode trazer riscos. Ela e mais 40 colegas participam de uma capacitação oferecida pela Mindray, uma fabricante chinesa de equipamentos médicos.
O gerente da empresa, Marcus Magrin, diz que as aulas são presenciais e à distância.
Desde abril, o Ministério da Saúde já habilitou quase 3.400 leitos de UTI para atender pacientes graves da covid-19.
*Com informações dos repórteres Afonso Marangoni e Vinícius Silva
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.