Mercosul deve assinar acordo para compartilhar embaixadas pelo mundo

  • Por Jovem Pan
  • 12/07/2019 09h03
Reprodução/Flickr Placa com o nome do Mercosul; bandeiras dos países do bloco aparecem abaixo Serviços compartilhados ainda serão definidos

O Mercosul deve assinar um acordo para compartilhar as embaixadas ao redor do mundo. A ideia é disponibilizar serviços dos consulados do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai a qualquer cidadão desses países. Na prática, isso significa que um brasileiro no exterior pode recorrer à embaixada argentina, paraguaia ou uruguaia em caso de emergência ou dúvida.

A assinatura do acordo será feita na semana que vem, durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Santa Fé, na Argentina. Os serviços que serão compartilhados ainda devem ser definidos pelas autoridades.

Os presidentes também devem discutir um acordo de integração migratória, que prevê o compartilhamento de informações sobre migrantes. Nesse caso, os dados partilhados teriam relações com questões de segurança, como antecedentes criminais.

A proposta terá que se adequar às políticas locais de privacidade e proteção de dados pessoas. Depois da assinatura do acordo, a proposta ainda deve ser aceita pelo legislativo de cada país antes de entrar em vigor.

*Com informações da repórter Nanny Cox

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.