México reforça segurança nas fronteiras a fim de reduzir fluxo migratório
Como cumprimento de acordo com os Estados Unidos, a Força Nacional do México já está na fronteira do país com a Guatemala. A região é uma das 78 passagens consideradas “frágeis”, por contribuir para a travessia de migrantes ilegais que tentam chegar ao território norte-americano.
O reforço foi enviado para o município de Comitán, no Estado de Chiapas. Os militares estão auxiliando no recebimento e encaminhamento dos estrangeiros.
Também neste fim de semana, autoridades detiveram 791 imigrantes sem documentos no leste do país. O grupo estava escondido em quatro caminhões parados no Estado de Veracruz.
O acordo feito entre o México e os Estados Unidos em 7 de junho prevê ações para reduzir o fluxo migratório em 45, tendo como contrapartida a suspensão das taxas em produtos do país latino prometidas pelo presidente norte-americano Donald Trump.
A decisão do presidente mexicano Andrés Manuel Lopez Obrador de não resistir às pressões do republicano gerou insatisfação entre políticos do país e levou à renúncia do chefe do Instituto Nacional de Migração do México, Tonatiuh Ghillen, que foi substituído por Francisco Garduno, ex-líder do sistema prisional do país.
*Com informações do repórter Matheus Meirelles
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.