Mike Pence chega ao Brasil e deve discutir acordos comerciais, estratégicos e temas polêmicos

  • Por Jovem Pan
  • 26/06/2018 07h29
EFEA reunião bilateral deve tratar diversos temas econômicos e a expectativa é grande em vários setores do país

Em meio a polêmicas envolvendo aumento de tarifas e separação de famílias imigrantes, o vice de Donald Trump chega ao Brasil. Mike Pence é a mais alta autoridade do executivo dos Estados Unidos a visitar o Brasil durante o Governo de Michel Temer.

A reunião bilateral deve tratar diversos temas econômicos e a expectativa é grande em vários setores do país. Os impactos da guerra comercial entre Estados Unidos e China está na pauta.

A Câmara do Comércio no Brasil entende que a visita é muito importante principalmente quando se trata de acordos comerciais, já que Trump deixou claro acreditar mais na relação bilateral do que multilateral. Para Deborah Vieitas, CEO da Amcham, a viagem de Pence deve abrir portas para novos investimentos e acordos futuros no Brasil.

Acordos de estratégia entre Estados Unidos e Brasil também são esperados, como o uso da base de lançamentos de satélites de Alcântara, no Maranhão.

O sub secretário-geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte, Fernando Simas Magalhães, disse que temas polêmicos serão tratados pelas autoridades.

Ao meio dia desta terça-feira (26), o presidente Temer se encontra com Mike Pence e segue para um almoço no Itamaraty. Na quarta-feira, o vice-presidente norte-americano viaja a Manaus, às 8h40, e às onze está prevista uma visita a refugiados venezuelanos na casa de acolhida Santa Carolina.

A crise humanitária na Venezuela continua na agenda de Mike Pence nos próximos dias. Do Brasil ele seguirá para Quito, no Equador, onde deve tratar da mesma questão com o presidente Lenín Moreno.

*Informações da repórter Marcella Lourenzetto