Ministério da Agricultura vai aos EUA para discutir embargo à carne fresca
Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, apresentará explicações aos Estados Unidos sobre problemas com a carne brasileira. Representantes do Ministério da Agricultura (Mapa) vão aos Estados Unidos no próximo dia 13 para discutir embargo à carne bovina brasileira.
De acordo com o ministro Blairo Maggi, os técnicos já apresentarão indicações do que foi apurado até o momento. Maggi ainda afirmou que está em curso uma investigação sobre a vacina contra a febre aftosa.
O medicamento foi apontado como possível causa de nódulos na carcaça, que foi o que levou à suspensão das compras da carne brasileira.
Na última quinta-feira, o Mapa apresentou um Plano Estratégico que acaba com a necessidade da vacinação no Brasil.
Os especialistas garantem que a conquista será extremamente benéfica para as exportações, principalmente de países exigentes como os Estados Unidos.
A Sociedade Rural Brasileira, entidade que representa os produtores, vê com bons olhos o Plano Estratégico.
Por outro lado, a diretora do departamento de pecuária da SRB Tereza Vendramini, vê alguns pontos que ainda precisam de maiores esclarecimentos.
“Percebemos que é um plano de futuro, ambicioso, mas ao mesmo tempo bem desafiador. A parte desafiadora que a SRB questiona é o custo para implementar esse plano. Não está muito bem definido quem vai arcar com isso”, diz. Outro questionamento é em relação à estrutura de vigilância sanitária no Brasil e um plano para um eventual surto de febre aftosa no Brasil.
Apesar das turbulências, o ministro da Agricultura Blairo Maggi acredita que as exportações de carne bovina in natura devem continuar firmes neste semestre.
Informações de Nanny Cox
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.