Ministério do Trabalho suspende montagem da Festa do Peão de Barretos

  • Por Jovem Pan
  • 08/08/2018 07h09
Tiago Queiroz/Estadão ConteúdoA Festa do Peão de Barretos ocorre desde 1956 e é um dos eventos mais tradicionais do gênero no Brasil

O Ministério do Trabalho suspendeu nesta terça-feira (07) a montagem da Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo, que tem início previsto para o dia 16 de agosto.

Auditores encontraram uma série de irregularidades que colocavam em risco a saúde e a segurança dos trabalhadores. Foi verificado, por exemplo o uso de andaimes sem os requisitos mínimos de segurança e de tendas de lona montadas a 10 metros do solo sem a adequação para o trabalho em altura.

O auditor-fiscal do trabalho Magno Riga, que coordenou a ação, comentou que a interdição se deu por falta de segurança: “verificamos que havia na montagem das estruturas diversas irregularidades que acabavam expondo os trabalhadores a graves riscos”.

Magno Riga explicou que agora a organização do evento pode recorrer da interdição ou fazer os ajustes para que o local seja vistoriado novamente e liberado, se tudo estiver certo.

Além do Parque do Peão, os auditores interditaram o alojamento onde estavam 12 trabalhadores do Ceará. O local não possui banheiros, refeitório e tem instalações elétricas improvisadas.

A organização do evento declarou que vai cobrar explicações das empresas terceirizadas envolvidas na montagem das estruturas.

A Festa do Peão de Barretos ocorre desde 1956 e é um dos eventos mais tradicionais do gênero no Brasil. Neste ano, a festa contará com atrações nacionais e internacionais, como Anitta e Shania Twain.

*Informações do repórter Afonso Marangoni