Ministro confirma data de leilão do excedente da cessão onerosa para 28 de outubro

  • Por Jovem Pan
  • 05/04/2019 06h31 - Atualizado em 05/04/2019 10h08
Petrobras/ABrConfiante, o ministro confirmou para dia 28 de outubro o leilão do excedente da cessão onerosa: “Estou esperando vocês dia 28 de outubro”

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que está confiante de que o impasse que perdura desde 2014 em torno da renovação do contrato com a Petrobras sobre a área de cessão onerosa será resolvido na próxima semana.

Na semana que vem, no dia 09, ocorrerá a reunião do Conselho Nacional de Política Energética, e o ministro quer resolver pontos pendentes: quanto o Governo vai indenizar a Petrobras, de que forma isso será feito e a modelagem do leilão do excedente da cessão onerosa.

Confiante, o ministro confirmou para dia 28 de outubro o leilão do excedente da cessão onerosa: “Estou esperando vocês dia 28 de outubro”.

A cessão onerosa foi constituída em 2010, quando a Petrobras desembolsou mais de R$ 74 bilhões para explorar 5 bilhões de barris de óleo equivalente no pré-sal. Com o tempo se descobriu que ali tem mais petróleo do que se imaginava. A ANP fala em até 15 bilhões de barris de óleo equivalente.

A Petrobras, por conta de critérios adotados em 2010 certamente será ressarcida, mas com, problemas fiscais, o Governo tem dificuldades em bancar a pendência.

*Informações do repórter Rodrigo Viga