Ministro ressalta benefícios da liberação do PIS/Pasep na economia
Ministro do Planejamento avaliou que a liberação do PIS/Pasep ajudará na retomada da economia. Esteves Colnago avaliou que o impacto pode chegar a 0,5% no PIB. “O objetivo do Governo é facilitar acesso dessas pessoas a uma poupança que é dela, e isso pode ajudar a economia a ganhar tração”, disse.
Os saques das contas inativas começam na segunda-feira, dia 18 de junho, e vão até 28 de setembro, para pessoas de todas as idades.
A partir de 29 de setembro, apenas os maiores de 60 anos poderão receber os recursos, assim como aposentados, pessoas com doença grave ou invalidez e herdeiros de titular da conta.
Servidores públicos e pessoas que trabalharam com carteira assinada de 1971, quando o PIS/Pasep foi criado, até 1988, podem sacar o benefício. Até 1988, os recursos desses programas eram depositados em contas pessoais e, desde então, são corrigidas anualmente.
Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Isso ocorre porque a Constituição passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep para o Fundo de Amparo ao Trabalhador.
*Informações do repórter Marcelo Mattos
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.