Morar na Av. Paulista é como viver com aspirador de pó ligado o dia todo, aponta estudo

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2018 08h02 - Atualizado em 30/04/2018 08h39
Pixabay/Pexels O levantamento foi feito no quadrilátero das ruas que ficam entre a avenida Paulista, a Nove de Julho, a Avenida Brasil e a Brigadeiro Luís Antônio

Morar na Avenida Paulista é a mesma coisa que conviver com um aspirador de pó ligado o dia inteiro dentro de casa, na questão do barulho.

Essa é a conclusão de um estudo feito pelo Instituto Pró Acústica, que mediu o nível de ruído de algumas das principais ruas de São Paulo.

O levantamento foi feito no quadrilátero das ruas que ficam entre a avenida Paulista, a Nove de Julho, a Avenida Brasil e a Brigadeiro Luís Antônio.

A Paulista é a pior de todas em nível de ruído.

Chega a 75 decibéis, o mesmo nível de som emitido justamente por um aspirador de pó, de acordo com a escala de ruídos feita pelo mesmo instituto.

Esse mapa de sons das ruas de São Paulo levou um ano para ficar pronto e, a partir de agora, vai poder nortear a prefeitura para traçar um planejamento sobre o que pode ser feito para diminuir os índices encontrados, já que o excesso de barulho pode trazer prejuízos para a nossa saúde, como explicou Marcos Holtz, que ajudou nesse levantamento.

O mapa piloto vai ser doado pra prefeitura, que tem até 2023 para concluir um mapa de ruído que englobe outras áreas da cidade também, de acordo com uma lei promulgada em 2016.

A responsabilidade desse mapeamento está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, com o apoio da Pro Acústica e de outras secretarias.

*Informações do repórter Caio Rocha

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.