Moro determina que PF investigue supostos vazamentos de dados da Receita

  • Por Jovem Pan
  • 01/03/2019 07h01 - Atualizado em 01/03/2019 09h57
Arquivo/Agência BrasilO objetivo é investigar o vazamento de dados de análises fiscais que envolvem autoridades e familiares

O Ministério da Justiça e Segurança Pública pediu investigação à Polícia Federal sobre dados de investigações vazados para a imprensa.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, determinou que a Polícia Federal investigue supostos vazamentos de dados da Receita Federal. A decisão atende um pedido da própria Receita para a abertura de inquérito policial.

O objetivo é investigar o vazamento de dados de análises fiscais que envolvem autoridades e familiares. A solicitação ocorreu após diversas informações serem divulgadas pela imprensa.

Entre as autoridades que tiveram dados expostos está o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e a mulher dele, Guiomar Mendes. Na época, o ministro cobrou “providências urgentes” sobre a investigação e também pediu ao presidente do Supremo a apuração do vazamento.

No ofício enviado ao Ministério da Justiça, a Receita Federal informou que os dados eram referentes a cruzamentos preliminares.

Também declarou que nem todas as situações resultariam na abertura de procedimentos, acrescentando que o vazamento das informações sigilosas pode configurar prática de crime.

*Informações da repórter Marcella Lourenzetto