Morre, aos 74 anos, o irmão mais novo dos fundadores da grife italiana Benetton
Um dos fundadores da conhecida marca Benetton morreu nesta terça-feira (10) aos 74 anos. O caçula dos irmãos, Carlo Benetton, nasceu em Treviso, na Itália, e liderou a companhia ao lado de Luciano, Giuliana e Gilberto Benetton, cumprindo a função de chairman.
Há seis meses, a empresa divulgou que Carlo havia descoberto uma doença, mas não especificou a natureza da enfermidade. A United Colors of Benetton foi fundada na Itália, em 1965, com o objetivo de fabricar e comercializar tecidos e suéteres.
A partir dos anos 80, a empresa caiu no gosto dos consumidores por causa das camisas de lã em cores fortes. Mas foram as polêmicas campanhas publicitárias que a colocaram no patamar que está hoje.
Entre as mais comentadas, a campanha de 2011, Unhate, trouxe imagens de líderes mundiais se beijando. Nas fotos, foram feitas montagens do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama beijando o ex-presidente da Venezuela Hugo Chavez e nem o Papa Bento XVI ficou de fora da campanha.
Em junho deste ano, a Benetton se envolveu em uma nova polêmica ao utilizar a foto de uma operação de resgate de imigrantes no Mediterrâneo.
A empresa colocou o logo numa imagem que mostrava um grupo de refugiados com coletes salva-vidas vermelhos no pescoço enquanto eram retirados do mar pelo navio humanitário Aquarius.
Ao longo dos últimos 53 anos, a companhia de Carlo Benetton também utilizou o espaço para apoiar campanhas a favor de direitos das mulheres, pela conscientização da AIDS e em prol da integração racial.
*Informações da repórter Nanny Cox
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.