Motorzinho do dentista pode ser foco de disseminação da covid-19
Médicos alertam que o “motorzinho” do dentista pode ter potencial de disseminação do coronavírus igual ao de UTI de hospital.
Já é sabido que hospitais e aglomerações são os principais focos de disseminação em qualquer lugar do mundo, mas um dos serviços essenciais que também é um grande vetor da covid-19 são as clínicas odontológicas.
Por trabalharem com a boca dos pacientes, os dentistas estão totalmente expostos às partículas do vírus. Por isso, o doutor Sidney Neves, cirurgião do Hospital Albert Einsten, alerta para a importância de profissionais e pacientes usarem os equipamentos de segurança.
Além disso, o conhecido “motorzinho” aumenta o risco de contágio. Durante um procedimento dentário, a ferramenta produz aerossóis — que são micro-partículas de ar que saem da boca do paciente e ficam suspensas no ar ou em objetos.
Como vivemos em uma pandemia, essas micro-partículas podem estar carregadas da covid-19 e contaminar não só o profissional — como também todos os próximos pacientes.
Segundo um profissional, após uma profilaxia dentária em um paciente com coronavírus, caso o local não seja higienizado, o consultório tem potencial de contaminação de uma UTI de hospital.
Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, o médico Renato Kfouri explica que, além da higienização, os dentistas devem espaçar as consultas para desinfectar o ambiente entre um paciente e outro.
Segundo os especialistas, a contaminação é maior nas periferias da cidade, onde muitos profissionais não têm os equipamentos necessários de proteção e os locais não costumam ser arejados e higienizados.
Em março, o Conselho Federal de Odontologia e a Anvisa elaboraram um documento com as recomendações de enfrentamento à covid-19 na Odontologia, com orientações de higiene do local e manuseio dos equipamentos.
*Com informações do repórter Leonardo Martins
Assuntos
continue lendo
Política
Lula: Dizer que vacina faz a pessoa virar gay ou virar jacaré é crime
As declarações ocorreram durante visita ao Hospital de Amor de Barretos, em São Paulo, na manhã deste sábado
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 5 dias
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 5 dias
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 6 dias
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 7 dias